A HIDROMETRIA...
“ERRÔNEA DO AÇUDE DE CUREMA”.
Diante disto... Pergunta-se... Por que, desde 10.02.2015... Até Hoje(27.02.2015)...A AESA- Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba...E a ANA- Agência Nacional das Águas...Não 'Faz (Mais) a Medição"...Do volume de Água do Açude de Curema?
Por que será?
Será por que?...O 'Jogo de Réguas Limnimétricas'...Estão fora dos Padrões da Hidrometria?...Ou então, estão esperando que chova em abundancia no Vale do Piancó?...E o Sistema Curema-Mãe D`Água...Recupere(volte) ao seu volume acima da cota 237m...Aonde estabelece...A "Interligação Curema- Mãe D`Água... Não precisando mais... De um 'Novo Jogo e Réguas Limnimétricas'?
Então... Eis a Questão.
Entretanto, é meu ponto de vista.
Então, pelo visto...Esse 'Jogo Limnimétrico...É do Sistema Curema-Mãe D Água...è não só do Açude de Curema... Em separado de Mãe Dàgua.
Em suma, um jogo de Réguas Limnimétricas... Do Sistema Curema-Mãe Dàgua...
Medindo somente o Volume do Açude de Curema...Vem 'Super-Dimensionar...O Volume do Açude de Curema.
Diante disto, é visível ao “Olho Nú...Que o Açude de Curema...Este volume do dia: 09.02.2015... Na cota230,23...Volume 113,61...E Percentual de 19,2% 19,4%... Não corresponde ao volume Útil atual...Provavelmente o volume atual de Curema...Esteja abaixo de 100 milhões.
Se realmente, ‘Redimensionarem o Jogo de Régua Limnimetricas do Açude Curema...Aquém do atual( na cota230,23...Volume 113,61...E Percentual de 19,2% 19,4%)...Já chegando próximo...A Cota 223 do seu Volume Morto...Ou seja, no volume de somente, 37,5 milhões.
Não descendo mais Água por gravidade... Para a Jusante do Rio Pianco-Piranhas-Açu... Vem prejudicar sensivelmente, a Adutora de Sabugi(que abastece a região das Espinharas(Patos e todos seus outros municípios),Pombal, Paulista, São Bento das Rede... Vale do Sabugi...Toda Microrregião de Catolé do Rocha...Além de até mesmo, Caicó, Jardim e Piranhas, Jucurutu, entre outros municípios do Rio Grande do Norte.
Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
Do Livro: Água A Essência da Vida
João Pessoa(PB), 27.02.2015