domingo, 21 de junho de 2009

TRANSPOSIÇÃO: EIS A QUESTÃO... E O PLANO DAS ÁGUAS... DO GOVERNO MARANHÃO I




VÍDEO SOBRE...



PROJETO TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FFRANCISCO INPE/SP





TRANSPOSIÇÃO: EIS A QUESTÃO...
E O PLANO DAS ÁGUAS...
DO GOVERNO MARANHÃO I



Alguns políticos dos estados da Bahia e Minas Gerais,principalmente, Antônio Carlos Magalhães, ex-presidente do Congresso Nacional, advoga ser contrário à transposição do São Francisco para a região semi-árida do Nordeste brasileiro, argumentando que esta transposição traria prejuízos irreversíveis ao meio-ambiente (flora e fauna) ao longo do curso do Rio São Francisco, desde a Serra da Canastra (MG), o seu nascedouro,até sua foz, em Penedo, estado de Alagoas, como também perderia um pouco a capacidade geradora de energia elétrica, através de algumas usinas hidrelétricas, como: Sobradinho, Itaparica,
Paulo Afonso, Moxotó e Xingó.

Não vejo razões para essa argumentação. Hipoteticamente, imaginemos que o Rio Piancó, que abastece o Sistema Estevão Marinho – Mãe D’água, conhecido popularmente como Açude de Coremas, fosse um rio perene e caudaloso e que asvárzeas de Sousa (PB) fossem abastecidas a partir da confluência do Rio Piancó com o Rio Piranhas, no município de Pombal (PB). Com a vazão de4m3/s (vazão do canal da Redenção). Nesse sistema Estevão Marinho Mão D’água existe uma hidrelétrica, que deságua, diuturnamente, 6m3/s à sua jusante, perenizando o Rio Piancó, que conflui com o Rio Piranhas no município de Pombal. Partindo deste pressuposto, se existisse essa transferência de água (4m3/s) da confluência desses dois rios para as várzeas de Sousa,somando com os 6m3/da vazão da hidrelétrica...

Acima mencionada, perfariam10m3/s, dos quais4m3/s iriam para as referidas várzeas de Sousa e os outros6m3/s seguiriam seu curso normal (Rio Piranhas até o Vale do Açu – RN). Devo salientar que,como aumento da vazão de6m3/s para10m3/s desse sistema, aumentaria sua capacidade geradora de energia e as sobras (desperdícios) das águas das várzeas de Souza voltariam ao seu ponto de origem, ou seja a confluência do Rio Piancó e o Rio Piranhas, através do próprio Rio Piranhas que recebe as águas vindas das várzeas de Sousa.

Portanto, partindo desta hipótese aqui levantada, o Rio Piancó, à montante do Açude de Coremas, não sofreria nenhum prejuízo, pois o volume deste rio hipoteticamente imaginado permaneceria o mesmo e a sua jusante, permaneceria com seu mesmo volume de água (6m3/s) a partir de Pombal.

Então, a partir deste quadro hipotético aqui abordado, pode perfeitamente transferir na realidade para a questão da transposição do Rio São Francisco, como: escolhe-se a Represa de Sobradinho (BA), com capacidade máxima de 34 bilhões dem3, aproximadamente,;como a represa fornecedora e reguladora desta transposição...



Suponhamos que o volume de água a ser transposto seja de 100m3/s diuturnamente. No decorrer de 365 dias (1 ano), este volume corresponderá apenas a 3.153.600.000 (três bilhões cento e cinqüenta e três milhões e seiscentos mil), que eqüivale somente a 9,3% (nove vírgula três por cento) da capacidade máxima deste complexo.

Como se vê, a perda é insignificante, considerando o Rio São Francisco ser perene e as estações chuvosas realimentar essesistema. A geração de energia produzida pelo sistema das barragens existentes entre Sobradinho, Orocó, Ibó, Itaparica, Complexo de Paulo Afonso e Xingo, que foram construídas para assegurar uma vazão regularizada de 2.060m3/s, produz 5.628 Megawatts; portanto para cada1m3/s de vazão desses sistemas são produzidos 2,731Mw.

Entretanto , se inserir mais 100m3/s neste sistema de Sobradinho (BA) à Xingó (AL), digo, até Cabrobó (PE), pois a transposição será feita a partir desse referido município pernambucano, a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) aumentará sua capacidade de geração de energia, neste perímetro.

Percebe-se, nitidamente, que o Rio São Francisco, à montante da represa de Sobradinho (BA), não sofrerá nenhum prejuízo, que concernente a sua flora e fauna, como também, a sua jusante, pois o seu nível d’água será regularizado e suprido de acordo com a demanda do seu curso normal e a demanda da transposição.

No tocante à entrada da transposição no estado da Paraíba existem duas ramificações: uma pela região do Carirí. Partindo do Açude Poço da Cruz, em Pernambuco, atingiria as nascentes do Rio Paraíba, de forma a atender o Cariri, Curimataú e o Litoral. Esta alternativa é imprescindível, devido estas regiões (Cariri e Curimataú) serem altamente carentes de recursos hídricos, decorrentes de seus baixos índices pluviométricos anuais que variam de 350mm a 500mm e tem mais outro agravante: mesmo os escassos recursos hídricos existentes sofrem o efeito da composição mineralógica dos seus solos e subsolos com grande predominância de cloreto de sódio e enxofre, deixandoas suas águas do lençol freáticocombaixo teor de potabilidade (altamente salobra), imprestável para o consumo humano, animal e até para agricultura.

A outra ramificação é pelo sertão paraibano, que tem um índice pluviométrico anual que varia de 500mm a 800mm, como se vê ligeiramente maior do que o Cariri e Curimataú, decorrente da influência do inverno (estação chuvosa) do Meio-Norte (estado do Maranhão) entre os meses de novembro a março.

Nesta ramificação existem três alternativas, são elas: através do Açude Coremas, Açude Boqueirão de Piranhas (Cajazeiras) com capacidade máxima de 255 milhões dem3 edo Açude Lagoa do Arroz (Cajazeiras), com capacidade máxima de 80.220.750m3 (oitenta milhões duzentos e vinte mil e setecentos cinqüenta) metros cúbicos d’água.

A alternativa mais viável em minha concepção é através do Rio Piancó, que abastece o Açude de Coremas, pelo seguinte motivo: segundo o projeto Plano das Águas...






Do Governo José Maranhão, idealizado pelo saudoso ex-secretário dos Recursos Hídricos, Dr. Gilberto Morais, este projeto (plano das águas) foi elaborado tendo como Carro Chefe justamente o Açude de Coremas. Seria este reservatório que iria alimentar em parte as interligações das Bacias Hidrográficas do Estado, a partir do município de São Domingo de Pombal, alimentando as regiões das Espinharas (Patos), Vale do Sabugi e outras regiões.

E também, dentro do projeto Plano das Águas, existem 12 projetos Hidroagrícolas para o estado da Paraíba, dos quais nove são encravados no



Vale do Piancó: Piancó I, II, III, IV, V, VI, Poço Redondo (Santana de Mangueira), Projeto gravata (Nova Olinda) e projeto Genipapeiro (Olho D’água) e mais o Projeto das Várzeas de Sousa, alimentado pelo Canal da Redenção.
É bom lembrar que, se a transposição fosse através, por exemplo, do Açude Lagoa do Arroz que deságua no Rio do Peixe nas Várzeas de Sousa, o Canal da Redenção perderia o seu sentido de ser.


É bom ressaltar que o reservatório (Estevão Marinho Mãe D’água), constitui-se num dos maiores complexos hídricos da Região Nordeste, cuja capacidade máxima chega a mais de 1,35 bilhão de metros cúbicos de água, além de dispor de uma hidrelétrica que até a década de 1970 abastecia quase toda Região Sertaneja como fonte geradora de energia elétrica, e hoje está interligada ao sistema CHESF, com Paulo Afonso, estado da Bahia; também, uma grande maioria da população paraibana e brasileira não sabem que este grandioso complexo construído nas décadas de 1940 e 1950 tem como meta mais ambiciosa a implantação de um Pólo de Desenvolvimento, denominado, de Meridiano 38, cujo projeto se encontra atualmente no Ministério da Integração Regional da Presidência da República.

Caso seja implantado o projeto Meridiano 38 em nosso estado, vai trazer a redenção de toda essa área (sertão paraibano), prevendo inclusive a criação de uma Faculdade de Agronomia, Escola técnica Agrícola e Centro administrativo de Política Agrícola, visando a irrigação de milhares de hectares de terra, trazendo empregos e renda para inúmeros paraibanos, tendo como epicentro deste Pólo de Desenvolvimento, justamente a cidade de Coremas.



EXTRAÍDO DO LIVRO:

S725a
Sousa, Pedro Severino de
Água: a essência da vida: água e vida suas
perspectivas para o futuro / Pedro Severino de
Sousa. - João Pessoa: IMPRELL GRÁFICA, 2002.
224 p.
1. Água 2. Hidrologia 3. Geopolítica
UFPB/BC CDU:556

Nenhum comentário:

Postar um comentário